Chegou uma nova forma de fazer a sua conciliação manual dentro do seu Equals. A partir de agora, você possui um relatório exclusivo para essa funcionalidade.
Clique aqui e acesse agora mesmo o seu novo relatório!
1. O QUE É CONCILIAÇÃO MANUAL
A tela de Conciliação Manual permite a comparação e conciliação entre as transações de pagamento e as vendas adquirentes.
O objetivo dessa página é permitir uma visão das transações lado a lado facilitando sua conciliação manual.
2. ACESSANDO A CONCILIAÇÃO MANUAL
Para visualizar a página basta acessar o Menu “Conciliação” e em seguida selecionar a opção “Conciliação Manual”.
3. USO DA PÁGINA DE CONCILIAÇÃO MANUAL
A primeira parte da página tem duas colunas:
A primeira coluna permite buscar as transações do meio de pagamento (vendas da adquirente) e a segunda permite buscar as transações do sistema interno (transações de pagamento).
Ambas as colunas tem os mesmos filtros disponíveis, os filtros padrões vão ser o período e o meio de pagamento, e ao clicar na opção “Exibir mais filtros de busca” vão ser disponibilizadoos os filtros de estabelecimento, valor bruto, NSU e autorização.
É importante observar que só é possível pesquisar um período de até 31 dias por vez, e apenas vendas em aberto serão demonstradas.
Essas opções exisem para facilitar a busca de vendas em aberto.
Para exemplificar essa busca vamos utilizar apenas um dos filtros: o período. O período buscado será o perío de 01/10/2023 a 31/10/2023.
As informações das vendas disponibilizadas em cada coluna são: Data da Venda, Hora, Valor Bruto, Meio de pag (meio de pagamento/adquirente), Autorização, NSU, Bandeira, Parcelas, Estabelecimento, Nr. Cartão, Forma de Pag., Meio de captura, TID, Nr. Pedido, ID Único ERP.
Esses dados devem ser comparados para que a conciliação manual seja feita.
4. COMPARANDO AS VENDAS
As informações das vendas disponibilizadas em cada coluna são: Data da Venda, Hora, Valor Bruto, Meio de pag (meio de pagamento/adquirente), Autorização, NSU, Bandeira, Parcelas, Estabelecimento, Nr. Cartão, Forma de Pag., Meio de captura, TID, Nr. Pedido, ID Único ERP.
Esses dados devem ser comparados para que a conciliação manual seja feita.
No exemplo que utilizamos, podemos ver lado a lado as vendas em aberto. Agora, verifique a conciliação manual com uma das vendas listadas na coluna de vendas adquirentes.
Essa venda tem os seguintes dados segundo o relatório.
Data: 03/10/2023
Valor: 176,00
Meio de pag: GetNet
Autorização: 0000054150
NSU: 1024246
Vamos então verificar se é encontrada uma venda semelhante na coluna ao lado, com as informações das vendas ERP. A primeira coisa que fará será selecionar a venda clicando no círculo ao lado dela:
Depois de feito, a seção ao lado será atualizada para demonstrar as vendas mais parecidas com àquela marcada, em ordem de semelhança.
No print acima podemos ver que vários campos na segunda sessão ficaram marcados em verde, isso indica as semelhanças entre os registros (a venda adquirente e a venda interna/ERP).
De todas as opções, a primeira transação é aquela com mais semelhanças: pode-se ver que tem a mesma data, valor, meio de pag e NSU. E olhando atentamente no exemplo, também é possível identificar que embora uma sequência de zeros à esqueda possa atrapalhar a comparação, os números do campo “Autorização” também são semelhantes.
Localize a venda, e marque-a também.
Com ambas as vendas marcadas, clicamos no botão “Conciliar Transações”, presente no canto inferior direito da tela.
Depois que for selecionado o botão as vendas serão conciliadas e poderão ser verificadas na mesma tela, abaixo das seções de vendas, no campo “Histórico de conciliações manuais”.
- Outras opções de comparação de vendas.
Além dos campos que já ficam em verde, podemos também utilizar as colunas para filtrar as informações. Por exemplo, ao procurar na seção de vendas ERP uma venda que tenha o mesmo valor da venda adquirente que estamos procurando: R$ 176,00. Isso pode ser feito inserindo a informação que buscamos na linha imediatamente abaixo ao título da coluna adequada e, nesse caso, consistiu em digitar 176,00 na linha embaixo do título da coluna “Valor Bruto”.
Com isso podemos ver que 3 vendas tem a informação que procuramos.
Podemos reduzir mais as possibilidades utilizando outros dados da venda, como a data. Ao fazermos isso identificamos que apenas uma das vendas ERP tem o mesmo valor e a mesma data que a venda adquirente.
5. DESFAZER CONCILIAÇÃO
No histórico de transações manuais temos a lista de conciliações manuais realizadas, também há o botão “Desfazer conciliação”.
Ao clicar nesse botão é aberta uma janela de confirmação e, após confirmar, a conciliação é reaberta.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.