1. O QUE É O RELATÓRIO DE AJUSTES A DÉBITO/CRÉDITO.
O relatório de Ajustes a débito/crédito é apresentado na aba “Cancelamentos & Chargebacks”. Nele você pode visualizar todos os ajustes enviados pelos meios de pagamento, tais como: aluguel de tecnologias, multas, taxas, entre outros. Esses ajustes são demonstrados com os detalhes enviados pelos meios de pagamento.
2. ACESSANDO OS AJUSTES A DÉBITO/CRÉDITO
Para visualizar os ajustes basta acessar o Menu “Cancelamentos & Chargebacks” e em seguida selecionar a opção “Ajustes a débito/crédito”.
2.1 Versão antiga x versão nova
O relatório de Ajustes à débito e crédito está passando por uma atualização e no momento podemos ter as duas versões funcionando lado a lado.
A primeira página demonstrada será a da versão antiga:
Nela será apresentado o comunicado a respeito da nova versão e para acessá-la basta seguir as orientações do comunicado e clicar em “clique aqui”. Ao fazer isso a imagem abaixo será demonstrada:
Após isso, para retornar à versão anterior basta clicar em “Voltar para versão antiga”, conforme sinalizado na imagem acima.
3. FILTROS PARA PESQUISA
Ao entrar no relatório poderemos utilizar os filtros e opções disponibilizados para realizar nossa busca. Vamos abordar cada um.
3.1 Filtros Iniciais
- Período - Para escolher o período a ser pesquisado onde teremos dois campos a preencher: Categoria e Período.
Em Categoria escolhemos o tipo de período a ser pesquisado.
É possível buscarmos por:
- Data da Venda: Data em que a base pra consulta é a data da venda a qual o ajuste está ligado.
- Data da Ocorrência: Data em que o ajuste foi realizado.
- Data do Vencimento: Data em que o ajuste será debitado ou creditado
- Período Contábil: O período contábil no qual o ajuste está inserido.
Em Período, escolhemos o período de tempo que vamos pesquisar. Para isso basta usar as setas acima das datas para procurar o período desejado, clicar na data de início e em seguida clicar na data de fim.
- Estabelecimento – Nesse filtro podemos escolher um ou mais estabelecimento para buscamos os ajustes, bastando para isso abrir o filtro e clicar nos estabelecimentos escolhidos. Além disso temos também a possibilidade de digitar ao menos 3 dígitos do nome ou CNPJ do estabelecimento para busca-lo e também temos a opção “Busca Avançada”.
Ao clicar na opção “Busca Avançada” vai aparecer a janela abaixo onde podemos fazer uma busca mais detalhada pelos estabelecimentos usando o Nome, Nome fantasia, CNPJ e/ou Categoria do estabelecimento. Após buscar e selecionar o estabelecimento desejado basta “Confirmar”:
- Meios de Pagamento – Filtro que possibilita escolhermos os meios de pagamento a serem pesquisados. Para isso podemos tanto buscar na lista de meios de pagamento disponível ou pesquisar pelo nome do meio de pagamento e clicar no mesmo.
- Categoria do Ajuste - Nele podemos escolher os tipos de ajustes que queremos visualizar. Por exemplo, se quisermos ver apenas Cancelamentos basta clicar no filtro e escolher a categoria “Cancelamentos” na lista que é disponibilizada, sendo também possível digitar o nome da categoria para facilitar a busca.
- Bandeira – Com esse filtro podemos escolher a bandeira a qual o ajuste é associado. Assim como os demais filtros basta clicar nele e selecionar da lista as bandeiras desejadas.
3.2 Filtros em “Exibir pesquisa avançada”
Nessa opção podemos escolher dados mais detalhados para direcionar nossa busca, e é especialmente útil quando buscamos um ajuste em específico.
Para exibir a pesquisa avançada clique no link com esse nome para expandir os filtros:
As primeiras opções demonstradas são Número do Cartão, Número do Lote, Número do Lote Único, TID, Autorização e NSU. Em todos campos podemos inserir até 100 itens para direcionarmos a busca e, para isso, basta separar cada item por espaço, vírgula, ponto e vírgula ou pressionando a tecla “Enter”.
As opções seguintes são “Conciliação” e “Origem”.
Em “Conciliação” podemos escolher o status de conciliação do ajuste (é claro, para realizar a conciliação é necessário que seja um ajuste associado à uma venda, caso contrário o status será “Não Associado”)
E a “Origem” identificará de onde recebemos a informação do ajuste:
3.3 Formas de Exibição
Após escolhermos os filtros adequados vamos selecionar a forma como desejamos ver o resultado da pesquisa.
Podemos demonstrar em tela ou exportar para um arquivo .csv ou .xls. Em ambas as opções podemos escolher entre demonstrar a Versão Detalhada ou Versão Resumida:
Após escolher basta clicar em “Pesquisar” (caso escolha visualizar em tela) ou “Baixar Arquivo” (caso escolha gerar como .csv ou .xlx).
Outras opções apresentadas são: “Limpar os filtros”, que vai apagar todos os filtros até então selecionados, e “Pesquisar e Salvar”, permite que a pesquisa fique salva para nova consulta posteriormente.
Nessa opção ao clicar em “Pesquisas salvas” podemos ver as pesquisas salvas e ainda vigentes, a validade de cada pesquisa e a data e horário da pesquisa original. Também podemos refazer a pesquisa clicando no ícone do olho ou abrir outras opções no ícone de três pontos.
É importante observar que há um código de cores para as pesquisas realizadas, no exemplo acima a pesquisa está verde.
Código de cores:
Verde: significa que a pesquisa foi processada e salva com sucesso.
Amarelo: a consulta ainda está em processamento e será salvo quando concluído.
Vermelho: houve falha na realização da consulta e essa não foi salva.
4. ENTENDO E USANDO A GRID
O resultado da pesquisa, ao escolhermos exibir na tela, será apresentado na forma de uma planilha que chamamos de “grid”.
4.1 Opções e Configurações da Grid
No topo da grid podemos fazer um novo filtro escolhendo qual categoria de ajuste queremos visualizar, para isso basta clicar no “card” da categoria desejada:
Por exemplo: se quiser visualizar apenas Chargebacks, clique no card de Chargeback:
Na parte inferior da grid são mostradas algumas opções de visualização:
São elas:
- Ícone : que permite restaurar os padrões de pesquisa para o padrão comum.
- As setas que permitem expandir ou recolher todos os resultados.
- Exibir/Esconder colunas: permite escolher quais colunas serão mostradas ou ocultadas no resultado da pesquisa.
- Escala: permite escolher o tamanho da grid.
- Exportar: permite exportar o resultado da grid, dando a opção de escolher quais colunas serão exportadas.
4.2. Informações disponíveis no relatório:
A grid do relatório possui diversas colunas e cada uma delas representa um valor ou informação. Abaixo estão apresentadas as colunas disponíveis para consulta no relatório:
- Lote: Indica o número do lote no qual o ajuste está inserido.
- Adquirente: indica o meio de pagamento que enviou o ajuste.
- Bandeira: bandeira associada ao ajuste.
- Estabelecimento: estabelecimento no qual ocorreu o ajuste.
- Categoria do Estabelec.: categoria do estabelecimento no qual ocorreu o ajuste.
- Categoria do Ajuste: categoria/tipo de ajuste realizado. (conforme enviado pelo meio de pagamento).
- Motivo do Ajuste: motivo pelo qual o ajuste ocorreu (conforme enviado pelo meio de pagamento).
- Data de Vencimento: data em que o ajuste irá ser creditado ou debitado.
- Data da Venda: data em que ocorreu a venda ao qual o ajuste está ligado (servirá apenas para ajustes ligados à vendas específicas.
- Data da Ocorrência: data em que ocorreu o ajuste, conforme enviado pela adquirente.
- Data da Solicitação: data em que o ajuste foi solicitado.
- Período Contábil: período contábil no qual o ajuste ocorreu.
- Terminal: terminal que capturou o ajuste.
- ID Único ERP: identificação única alfanumérica do ajuste enviado pela empresa.
- Filiação Estabelecimento: identificação numérica que identificado a filiação do meio de pagamento no qual o ajuste ocorreu.
- ID Único Equals: identificação única do Equals.
- NSU: Número Sequencial Único (apenas para quando o ajuste está ligado à uma venda).
- Nro. Autorização: Número de autorização ligado ao ajuste (apenas para quando o ajuste está ligado à uma venda).
- Nro. Cartão: Número do cartão ligado ao ajuste (apenas para quando o ajuste está ligado à uma venda).
- TID: Identificação numérica para vendas online (apenas para quando o ajuste está ligado à uma venda).
- Localizador: Número que permite a localização de vendas em específico (apenas para quando o ajuste está ligado à uma venda).
- Lote Único: Lote único no qual foi feito o ajuste.
- Valor Ajuste: Valor cobrado do ajuste.
- Valor Venda: Valor da venda ao qual o ajuste está associado, quando aplicável.
- Valor Bruto: Valor bruto do ajuste.
- Origem: Origem do ajuste.
- Contestação: Status da Contestação da venda.
- Conciliação: status de conciliação da venda.
- Nome da Tarefa: nome da tarefa, quando há tarefa associada.
- Situação da Tarefa: situação da tarefa, quando há tarefa associada.
5. DETALHES DOS AJUSTES
Após pesquisar os ajustes podemos selecionar os detalhes de cada ajuste.
Para isso podemos clicar no ícone de olho
Após clicar nesse ícone vai aparecer a janela com os detalhes do ajuste.
Em alguns tipos de ajustes ao acessar os detalhes do lote poderemos ver na aba Ajustes, quais ajustes estão ligados àquele lote.
Também é possível nessa tela iniciar uma tarefa a respeito desse lote no botão “Iniciar Tarefa”; “Baixar Arquivo” que exportará as informações do lote numa planilha e “Imprimir”, que permitirá a impressão dos dados.
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